segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Santa Dymphna – Padroeira dos Psicólogos e Psiquiatras

Santa Dymphna é muito popular na Europa. Era uma menina linda, filha de um chefe Céltico pagão. Dymphna viveu na Irlanda no século 7, e tinha quatorze anos quando sua mãe morreu.  Seu pai Damon, um governante local,tornou-se obcecado pela semelhança de Dymphna com a sua falecida mulher.  Desequilibrado mentalmente,  ele se recusou a reconhecer a personalidade de sua filha, sentindo-se o no direito de se casar com ela.  
Para escapar dos assédios de seu pai_ que tentou até mesmo violentá-la_ e já convertida ao cristianismo, Dymphna fugiu para a Bélgica. Teve como companhia o seu confessor São Gerebernus, um velho padre amigo da família, e dois companheiros ajudantes. Lá eles fundaram um oratório perto de Amsterdã e passaram a viver como eremitas. 

Entretanto Damon mandou caçá-los e acabou encontrando-os. Ele matou Gerebernus e os dois companheiros. Ordenou que Dymphna retornasse com ele, mas ela se recusou e foi muito torturada. Finalmente, num acesso de fúria Damon a degolou. Ela tinha então apenas quinze anos de idade. Dymphna recebeu a coroa do martírio por volta do ano 620. 

As relíquias dos quatro mártires foram descobertos em Gheel, perto de Amsterdã, no século 13 e milagres foram relatados entre os doentes de insanidade, possessão e epilepsia. Por isto um asilo foi construído no exato local do achado. O asilo ainda está por lá e continua a tratar dos mentalmente doentes. Os milagres que lá acontecem são reportados como creditados a intercessão de Santa Dymphna até hoje. 

Em função de sua história e dos milagres a ela atribuídos, Santa Dymphna é considerada a santa protetora dos mentalmente insanos, dos que sofrem colapsos nervosos, stress, dos epilépticos e é invocada contra o sonambulismo e a insônia. É a padroeira do profissionais que trabalham com a saúde mental, ospsiquiatras e psicólogos.

Em alguns locais é comum orar o Rosário de Santa Dymphna com 18 contas amarelas representando seus poucos  anos de vida e duas contas límpidas e transparentes representando sua pureza e no final a sua medalha.


Sua festa é celebrada no dia 15 de maio.